Eita, que já tá na hora do 6 on 6 de novo! Só eu que estou assustada que mais um ano já está acabando?
O tema de novembro é comida! Eu resolvi catar fotos de algumas comidas favoritas nossas, não necessariamente dos restaurantes que costumamos frequentar, mas o tipo de comida que a gente curte.
Uma das preocupações de quem vem morar no Canadá é se vai conseguir se alimentar como no Brasil. Igual, igual, não vai ser, mas te garanto que tem tanta opção aqui, que realmente não vai fazer tanta falta assim a comidinha brasileira. E mais, por incrível que pareça, nosso paladar se adapta. Já teve ocasião da gente ir no Brasil e estranhar a comida de lá, acreditam?
Comida grega, opa!
A primeira foto mostra o primeiro tipo de comida estrangeira que eu provei por aqui e achei que era parecido com o nosso tempero. A comida grega tem a base bem semelhante com a nossa, muito arroz, batata e carnes grelhadas. Os pratos típicos de restaurantes são combinações como a de cima. A variedade de carnes é grande: frango, carne vermelha, e até cordeiro, e vem nesse espetinho que eles chamam de souvlaki. A saladinha deles é de tomate, pepino, azeitona e queijo feta, uma delícia! Não tem nada de picante. O pão que acompanha chama-se pita e é uma delícia! Em Vancouver, tem uma rede de fast-food grego chamado Opa! que é bem em conta e saboroso. Um restaurante super famoso de Vancouver é o Stephos, na rua Davie, no centro. Foi lá que eu tirei essa foto.
Comida japonesa
Eu não comia sushi no Brasil. Aprendi a comer aqui. Já ouvi dizer que Vancouver é onde tem mais restaurantes japoneses do Canadá (mas não consegui achar a informação original pra confirmar, então fica só o boato aqui). Meu marido não gostava de peixe, mas um amigo o convenceu a comer sushi aqui e desde então (isso tem uns 3 ou 4 anos), a gente vai sempre! E sushi aqui é super barato! Pra nós quatro, às vezes gastamos cerca de 30 dólares. Tem alguns restaurantes que são de rodízio, mas a gente pede a la carte mesmo. Nossos preferidos são o Sushi Town e o Oyama. Pra comer, eu sempre peço a mesma coisa: nigiri de salmão (esse da foto, que tem arroz embaixo) e o Alaska roll (um rolinho com salmão, abacate e pepino. O spicy tuna roll também é bem saboroso e mais picante.
Comida indiana
Essa é uma das minhas favoritas!!! Eu tinha um pouco de receio de provar a comida indiana por ser mais picante, mas o butter chicken é mais suave e muito saboroso! É tipo um ensopado de frango com molho meio adocicado e bem cremoso. Não é adocicado como a comida chinesa, tem um pouco de tempero mais forte, mas não chega a sair lágrima dos olhos. O arroz indiano é maravilhoso! Super soltinho, mas não é salgado como o nosso, é meio neutro. Pra fazer em casa a gente sempre compra o arroz indiano, do tipo Basmati. O pão deles chama-se naan, e é uma massa bem fina e leve, delicioso! Eu sempre peço o butter chicken, mas já provei outros pratos. A comida deles é sempre com muito molho, ensopados, tem muita coisa com lentilha, e legumes. Se você ainda não provou, não perca essa chance. Nossos restaurantes preferidos: James Street Café, em Burnaby, e Aroma, em Port Moody.
Berries
Vamos aos doces agora? As estrelas do verão são as frutas vermelhas, os berries, como eles chamam aqui. Morangos, mirtilos, framboesas e amoras. Essa perdição da foto é uma torta sensacional do Krause Berry Farms, em Langley, onde a gente vai colher frutinhas durante o verão. Eles colocam um creme de baunilha e uma calda vermelha por cima das frutas. Não fica muito doce porque as frutas são meio ácidas também. Aqui eles dão muita importância aos alimentos da estação, então a gente aproveita muito essas frutinhas vermelhas de junho a setembro.
Sorvetes!
Não podia deixar de colocar uma foto da nossa sobremesa preferida, sorvete! O povo aqui em casa é doido por sorvete! Esse aí da foto é de uma sorveteria em Penticton, mas a nossa sorveteria número 1 é a Rocky Point Ice Cream, em Port Moody (não tinha uma fotinho sequer do sorvete deles). A casquinha deles é artesanal, super crocante, e os sorvetes são muito cremosos, não têm aquele gosto de gordura pegando na língua. Eles fazem alguns gelatos sem leite, só com frutas, então até quem tem intolerância a lactose pode aproveitar. Meus sabores preferidos do Rocky Point Ice Cream: Banana Fudge, Cookies and Cream, Espresso Flake (de café) e Toasted Coconut.
Comida brasileira, claro!
E quem é que falou que a gente não come comida brasileira aqui, hein? Tem feijão de tudo que é tipo, pode ficar tranquilo. Em casa de carioca, é feijão preto que tem. No dia-a-dia conseguimos manter nossa alimentação bem parecida com o que comíamos no Brasil. Dá pra achar de tudo no mercado. Até leite condensado. Só farofa que não rola com frequência, só quando achamos os produtos brasileiros em lojas latinas.
Ficou faltando mostrar pra vocês outra culinária que a gente aprendeu a amar aqui: a persa/iraniana. Quem quiser provar comida persa de primeira qualidade (e super barato), vá no Cazba. Tem em North Vancouver e tem também no centro, na Davie, pertinho do Stephos.
Só de preparar esse post, já me deu fome!
Vamos ver o que tem de bom pra comer no resto do Canadá?
Lana (Edmonton) | Jaque (Regina) | Gaby (Toronto) | Adriane (Ottawa) | Lidia (Montreal)